quinta-feira, 19 de abril de 2012

ATENÇÃO CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA.

 
Erro
na conta de luz. Ressarcimento já!Amigos e amigas do Idec,

Por 7 anos, de 2002 a 2009, as nossas contas de energia vieram com um grave erro na cobrança, custando mais do que deveríamos pagar. Este erro foi finalmente reconhecido pelo Tribunal de Contas da União e corrigido pelas empresas, mas isso após gerar o lucro indevido e absurdo de R$1 bilhão ao ano para as empresas de energia elétrica.

Desde então o Idec vem cobrando junto às autoridades responsáveis o ressarcimento integral devido aos consumidores pelo erro que já foi publicamente reconhecido pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. A decisão pelo ressarcimento ou não está nas mãos do TCU, e a Aneel não concorda com o ressarcimento aos consumidores. Portanto, há um sério risco de que os ministros tomem uma decisão favorável às empresas.

Assine agora a petição, pedindo o ressarcimento integral aos consumidores pela cobrança indevida nas nossas contas de energia elétrica!

http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/justica-nas-contas-energia

O Idec se uniu a várias entidades, entre elas a Fundação Procon SP, para formar a Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica com o objetivo de lutar pelos nossos direitos. A proposta da Frente é identificar os problemas do setor, a fim de assegurar que o serviço, embora monopolizado pelas concessionárias de energia em determinadas regiões, seja prestado de forma contínua, justa e eficiente a todos os consumidores.

A própria Aneel já reconheceu que o cálculo estava incorreto. Agora precisa ser coerente e garantir o ressarcimento aos usuários indevidamente onerados ao longo de todos esses anos. Precisamos saber qual seria o valor correto da tarifa de energia na época e estabelecer mecanismos para compensação do período em que o consumidor pagou a mais.

A questão será decidida pelo TCU até o final de abril ou, mais tardar, na primeira quinzena da maio. Ajude a mostrar que nós, consumidores, estamos indignados com esses 7 anos de cobrança indevida e exigimos o nosso dinheiro de volta. Assine a petição abaixo:

http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/justica-nas-contas-energia


Em defesa dos consumidores,

Mariana Ferreira Alves
Idec
 
Leia mais: 

Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica participa de reunião para discutir processo sobre erro na conta de luz: 
http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/frente-de-defesa-dos-consumidores-de-energia-eletrica-participa-de-reunio-para-discutir-processo-sobre-erro-na-conta-de-luz 

Idec exige ressarcimento ao consumidor por erro na conta de luz:
http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-exige-ressarcimento-ao-consumidor-por-erro-na-conta-de-luz 

Aneel é cobrada por maior transparência quanto ao erro na conta de luz: 
http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/aneel-e-cobrada-por-maior-transparencia-quanto-ao-erro-na-conta-de-luz 

Associe-se ao Idec:
https://www.idec.org.br/mobilize-se/associe-se
 
Idec

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