sábado, 2 de junho de 2012

CHUPETA DO DEMÔNIO.

Entenda o que acontece no seu corpo quando você para de fumar
Veja quanto tempo seu organismo leva para se regenerar dos malefícios do cigarro

As substâncias do cigarro, após serem inaladas, aumentam o número de radicais livres, o que é denominado de estresse oxidativo. Os radicais livres são moléculas reativas e instáveis que podem gerar danos celulares quando em maior número no organismo. O pulmão é o órgão mais afetado, mas não é o único.
— A maioria das pessoas lembra que o cigarro aumenta risco de câncer de pulmão, mas, na verdade, ele aumenta o risco de praticamente todos os tipos de câncer, como o colorretal, de rim, de bexiga e de colo uterino em mulheres, além de reduzir a chance de cura da doença quando em tratamento — explica o oncologista Stephen Stefani, do Instituto do Câncer Mãe de Deus.
A primeira via da fumaça do cigarro é pela boca. O cigarro pode predispor a periodontites (inflamação nos tecidos de suporte dentário), tanto que, em Porto Alegre, as ações pelo Dia Mundial sem Tabaco ocorrem em paralelo ao Dia Estadual contra o Câncer Bucal, nesta quinta-feira. Um dos próximos caminhos da fumaça do cigarro é o esôfago — o fumo pode elevar em 32% o risco de câncer nessa região em relação a não fumantes. O estômago também não escapa.
No pulmão, o cigarro ocasiona alterações das estruturas celulares, interferindo nos processos de multiplicação e morte dessas células, potencializando a inflamações e à carcinogênese. Ainda há de se comentar sobre o cérebro: o fumo, mesmo que passivo, pode aumentar o risco de demências. E também o coração: fumantes têm mais chances de morrer subitamente de doenças cardíacas e sofrer aneurisma da aorta, segundo o cardiologista Eduardo Saadi.
E no caminho inverso, o que acontece? Quando tempo o organismo leva para se regenerar dos malefícios do cigarro?
Clique aqui e confira um infográfico sobre o que acontece no seu corpo quando você para de fumar.
Fonte: Zero Hora
Autor: Redação 
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário