quarta-feira, 25 de julho de 2012

SOFTWARE LIVRE

nicia hoje o 13° Fórum Internacional Software Livre – fisl13
O evento mais consolidado do gênero na América Latina reúne grandes nomes da área em Porto Alegre e apresenta intensa programação sobre cultura hacker e tecnologias livres
Serão mais de 800 horas de programação, aproximadamente 50 oficinas e um público estimado em oito mil pessoas.
 
O maior encontro da América Latina e um dos mais consolidados do mundo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Fórum Internacional Software Livre (fisl) chega a sua 13ª edição. O evento inicia hoje, dia 25, e seguirá até dia 28 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre e traz à capital gaúcha quase 700 palestrantes de mais de 20 nacionalidades, entre eles nomes consagrados da tecnologia mundial e cultura de rede, como o presidente fundador da Linux International, Jon Maddog Hall, e o fundador do Partido Pirata, o sueco Rick Falkvinge.
 
Serão mais de 800 horas de programação, aproximadamente 50 oficinas e um público estimado em oito mil pessoas. Evento acadêmico-científico, festival de robótica livre, rodada de negócios e uma intensa atividade cultural fazem parte da programação. Em busca de mobilização da sociedade para a liberdade e autonomia tecnológica, o fisl reúne comunidades de Software Livre de diversos países, grupos, profissionais, estudantes e entidades - um público global especializado, qualificado ou curioso a respeito da tecnologia da informação.
 
O fisl13 abordará a privacidade online, o marco regulatório da internet no Brasil, leis de controle ao acesso à rede, cooperativismo, sustentabilidade, políticas públicas, liberdade filosofia e cultura de soluções livres. Haverá, também, atividades distribuídas em zonas temáticas que tratarão sobre Admin, Desenvolvimento, Desktop, Ecossistema, Educação, Encontros Comunitários, Oficinas, Organização e Tópicos emergentes.
 
1ª Rodada de Negócios
 
Empreendedores também terão espaço no 13° Fórum Internacional de Software Livre. Em parceria com o Sebrae-RS e realização da Associação Software Livre.org, a Rodada de Negócios e Competências (RNC) tem por objetivo aproximar empresas que produzem e contratam serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e que utilizem tecnologias livres. Haverá oportunidade de empresas comercializarem produtos prontos, desenvolverem parcerias comerciais, expansão de negócios, oferecimento de competências e desenvolvimento de softwares livres, entre outros. A Rodada de Negócios e Competências ocorrerá no dia 27 de julho, das 14h às 19h, no Centro de Eventos da PUCRS.
 
Ada Digital lança Banco Colaborativo durante o fisl13
 
Criado em julho, o Banco Colaborativo Ada Digital (BCAD) será lançado, no dia 27 de julho, às 15h, do Espaço Multiuso do 13° Fórum Internacional Software Livre (fisl13), em Porto Alegre. Concebido pela mineira Ada Lemos e operando em uma plataforma online criada em JOOMLA, o BCAD trabalhará na captação de recursos para projetos inovadores em Convergências Tecnológicas em Soluções Livres, tanto em conteúdo como em tecnologia em si. Os projetos que serão beneficiados com o BCAD são voltados para economia solidária e cooperativa e são prioridades assuntos como cultura, comunicação, moradia, agricultura, artesanato, cidadania, energia limpa, gestão, desenho industrial e congêneres. O Banco Digital terá juros de 4% ao ano para financiamentos de vários tamanhos, a partir de R$ 500,00.
 
Transparência de dados públicos
 
Com a temática de transparência de dados públicos, a W3C Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a PROCERGS, realiza a competição Decoders W3C RS, que premiará equipes que realizarem o melhor projeto de dados abertos governamentais. Na mesma ocasião, haverá reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Dados Abertos do Rio Grande do Sul. A premiação será realizada no dia 27 de julho. A competição faz parte do compromisso do Governo do Estado do RS na criação de um ecossistema de reutilização e desenvolvimento de novos serviços públicos diretamente pela sociedade, incentivando técnicos a criar aplicações que decodifiquem massas de dados disponibilizadas pelo governo, transformando-as mais fáceis de serem utilizadas pela sociedade.
 
Certificação de LPI
 
Interessados em obter certificação profissional em Linux podem aproveitar o fisl para testar os conhecimentos e garantir o seu. A 4Linux ], parceira do evento, realizará as provas por meio da LPI – Linux Professional Institute, entidade reconhecida como a primeira organização a defender e ajudar o uso do Linux, Open Source e Software Livre por meio de certificação profissional. Os exames a serem aplicados serão LPIC 1, LPIC 2, LPIC 3 – 301, 302, 303 e 304. As provas, com duração de 90 minutos, serão realizadas nos dias 26 e 27 de julho, no período da manhã. Os candidatos poderão realizar até duas provas durante o evento em diferentes dias, sendo as duas para o mesmo nível.
 
Nova Economia Colaborativa
 
Negócios colaborativos com conceitos livres. O painel “A nova economia colaborativa”, que ocorrerá no dia 27 de julho, das 12h às 14h, na sala 40-A Paineis, da PUCRS, será coordenado pelo desenvolvedor da ProDesk e integrante da Associação Software Livre.org, Gustavo Pacheco. O debate terá como objetivo demonstrar a influência dos conceitos que marcam o desenvolvimento dos softwares livres e de código aberto em diferentes áreas de negócios. Open innovation, co-creation, crowdlearning, crowdfunding, entre outros termos recentes, tornaram-se frequentes para identificar modelos de desenvolvimento de produtos e serviços baseados na colaboração entre criadores, produtores e consumidores. Serão abordados no painel o desafio da criação de um novo negócio, as peculiaridades de cada modelo, a sustentabilidade e a continuidade, a importância do usuário, da Web e das redes sociais, o estabelecimento de diferenciais competitivos e colaborativos e a relação com os mercados e modelos tradi cionais de produção e de inovação. Além disso, será analisado o futuro dos negócios da nova economia colaborativa: onde estão as oportunidades e os riscos para os novos projetos. Estarão presentes Tomás de Lara, sócio da Engage/Catarse, Edgard Stuber, fundador do Nós.Coworking, Sandro Cortezia, da Venti, Daniel Larusso Barros, da Nós.vc, e Daniel Bittencourt, da Lung e do portal Porto Alegre.cc..
 
Comunidades
 
O fisl é o maior encontro de comunidades de Software Livre da América Latina e um dos mais consolidados e significativos do mundo. Reúne internautas e interessados do universo da tecnologia que abordam discussões, palestras, personalidades e novidades nacionais e internacionais do mundo do software livre.org.

Fonte: Imprensa
Autor: Enfato 
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário