quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FIFA SE MODERNIZANDO.

Fifa adota tecnologias nos jogos para reduzir erros de arbitragem
Objetivo inicial é detectar com segurança se a bola cruzou a linha do gol

Tecnologias farão parte dos jogos de futebol a partir do mundial de clubes, que acontece em dezembro no Japão. A utilização dos sistemas foi anunciada nesta terça-feira (23) pela Fifa, que fechou acordo com fornecedores das tecnologias GoalRef e Hawk-Eye para que as empresas forneçam seus sistemas por todo mundo com o objetivo de detectar com segurança se uma bola cruzou a linha do gol.
O uso da tecnologia já havia sido aprovado pela entidade máxima do futebol em julho, após apresentação das empresas de laudos de extensos testes de campos em situações de jogo simuladas, bem como os testes em jogos ao vivo. “Este marco no processo de tecnologia na linha do gol, que começou em 2011, significa que as duas empresas agora têm autorização oficial para instalar seus sistemas de tecnologia na linha do gol em todo o mundo”, disse a Fifa em comunicado.
O sistema Goal Ref é uma tecnologia de campo magnético que cria uma estrutura de ondas de rádio equivalente a uma cortina de luz. Baixos campos magnéticos são produzidos em volta do gol e, assim que a bola cruza a linha completamente, é detectada uma pequena alteração no campo magnético, o que permite detectar a posição exata da bola no lance. Quando o gol é marcado, um alerta é enviado para o árbitro e seus auxiliares por meio de vibração e uma mensagem é exibida nos seus relógios.
Já o Hawk-Eye é a tecnologia usada nos torneios de Grand Slam no tênis. Ela utiliza de seis a oito câmeras de alta velocidade posicionadas em ângulos diferentes no campo para calcular a posição exata da bola. As imagens gravadas pelas câmeras são transferidas para um software de vídeo que geram uma imagem em 3D da trajetória da bola. Em menos de um segundo, o árbitro e sua equipe são informados sobre se a bola entrou ou não.
Fonte: Tele.Síntese
Autor: Agências Internacionais
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário