terça-feira, 20 de novembro de 2012

AYRTON SENNA, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS NA FÓRMULA 1.


20/11/2012 17h28 - Atualizado em 20/11/2012 17h28

Ayrton Senna é eleito por TV inglesa o melhor da história da Fórmula 1

Brasileiro supera Juan Manuel Fangio e Jim Clark na lista dos 20 maiores de todos os tempos, que tem também Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
54 comentários
Ayrton Senna - GP do Brasil de 1991 (Foto: Getty Images)Ayrton Senna venceu o GP do Brasil de F-1 pela
primeira vez em 1991 (Foto: Getty Images)
De tempos em tempos, a imprensa especializada reúne jornalistas e ex-pilotos com a missão de eleger os maiores nomes da história da Fórmula 1. Em muitas delas, o brasileiro Ayrton Senna é lembrado como o melhor competidor que já passou pela categoria. Às vésperas do GP do Brasil, prova que o tricampeão mundial venceu em duas ocasiões, a emissora de TV BBC soltou um ranking com 20 nomes. Mais uma vez, o brasileiro aparece no topo, superando outros campeões como Juan Manuel Fangio e Jim Clark. A lista, que inclui quatro campeões em atividade, tem outros dois pilotos nascidos no Brasil: Nelson Piquet, em 16º, e Emerson Fittipaldi, o 17º.
Convidado a escrever um perfil do brasileiro, o editor de Fórmula 1 da emissora, Andrew Benson, teceu muitos elogios. O jornalista colocou o piloto em um patamar praticamente sobrenatural, mas frisou que sua morte prematura contribuiu para a formação de uma imagem mitificada.
- A morte causou, talvez de forma inevitável, um brilho romantizado à lenda Ayrton Senna. A grandeza do homem e do brilho de sua pilotagem são facilmente lembradas, mas a escuridão ocasional de sua personalidade, um pouco menos. No entanto, o significado de suas conquistas não pode ser adequadamente compreendido sem uma apreciação plena de suas origens – comentou Benson.
O perfil publicado no site da BBC classifica Senna como “uma força da natureza”, e reforça seus feitos nas pistas. Especialmente as excepcionais corridas na chuva e a maneira como conseguiu imprimir uma vantagem de quase um segundo e meio sobre o então companheiro Alain Prost no período em que ambos competiram juntos na equipe McLaren. Tudo temperado por “uma poderosa combinação de um talento natural espetacular e uma determinação às vezes aterrorizante”. Além disso, o texto ressalta ainda o carisma do tricampeão mundial.
Ayrton Senna a bordo da Lotus no GP da Hungria de 1986 (Foto: Getty Images)Ayrton Senna a bordo da Lotus no GP da Hungria de 1986 (Foto: Getty Images)
- Provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou mais ao esporte, dando mais de si mesmo na busca inflexível pelo sucesso. Ele tinha a aparência de um herói romântico, um carisma que poderia acalmar todo um quarteirão, a eloquência de um poeta e uma espiritualidade que fez com que milhões se sentissem identificados. Seus olhos negros eram janelas para uma alma complexa e volátil – filosofou o autor.
Lista tem quatro pilotos em atividade
A lista liderada por Senna não tem contemporâneos do brasileiro nas três primeiras posições. Ele ficou à frente do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão nos anos 1950, e do escocês Jim Clark, bicampeão na década seguinte. Dono do maior número de títulos, poles e vitórias da história, o alemão Michael Schumacher vem apenas na quarta posição, logo à frente do francês Alain Prost. Além de Schumi, outros três pilotos ainda em atividade figuram neste top 20: seu compatriota Sebastian Vettel, em oitavo, o espanhol Fernando Alonso, em décimo, e o inglês Lewis Hamilton, o 15º.
pódio lewis hamilton alonso e vettel gp dos eua (Foto: Agência Reuters)Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso estão na lista da BBC (Foto: Agência Reuters)
Dois brasileiros fazem companhia a Senna neste ranking: o tricampeão Nelson Piquet, que aparece na 16ª posição, e Emerson Fittipaldi, que vem logo atrás. A lista deixa de fora nada menos que 14 campeões mundiais, mas inclui dois competidores que não ganharam títulos: o britânico Stirling Moss, quatro vezes vice na época de Fangio, e Gilles Villeneuve, que venceu apenas seis corridas, mas arrebatou fãs pelo seu excesso de arrojo a bordo de uma Ferrari.
Veja a lista dos 20 maiores pilotos de todos os tempos, segundo a BBC:
1. Ayrton Senna
2. Juan Manuel Fangio
3. Jim Clark
4. Michael Schumacher
5. Alain Prost
6. Stirling Moss
7. Jackie Stewart
8. Sebastian Vettel
9. Niki Lauda
10. Fernando Alonso
11. Alberto Ascari
12. Gilles Villeneuve
13. Nigel Mansell
14. Mika Hakkinen
15. Lewis Hamilton
16. Nelson Piquet
17. Emerson Fittipaldi
18. Jackie Brabham
19. Graham Hill
20. Jochen Rindt
GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário