segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GOOGLE IRÁ APOSENTAR AS SENHAS.


Google planeja aposentar senhas e criar login com um anel

Por Redação em 04.02.2013 11h30
 
2
 
RSS
Yubikey Google
Os especialistas em segurança do Google entraram recentemente para o grupo de pessoas que afirma que as senhas de segurança já não são mais suficientes para manter os usuários seguros. Em um relatório da companhia, que deverá ser publicado ainda neste mês, o Google afirma que planeja aposentar as senhas tradicionais e criar mecanismos físicos de login como, por exemplo, um anel ou um cartão USB.
Atualmente, muitas empresas e especialistas alertam os usuários a usarem senhas mais complexas, misturando letras, números e símbolos, assim como alterá-las com certa frequência - além de não empregar a mesma senha em várias páginas - no entanto, isso torna ainda mais difícil para os usuários memorizá-las. "Assim como muitos da indústria, acreditamos que senhas e tokens simples como cookies não são mais suficientes para manter os usuários salvos", afirmaram ao blog Wired Enterprise da revista Wired Eric Grosse, vice-presidente de segurança do Google, e Mayank Upadhyay, engenheiro da empresa.
Os cookies, citados pelos especialistas do Google, são pequenos arquivos de texto emitidos por sites aos navegadores, fazendo com que, uma vez logados, os usuários sejam mantidos conectados aos serviços.
Para tornar o acesso a serviços online ainda mais seguro, a empresa de Mountain View, Califórnia, pretende tornar smartphones, cartões USB e até uma joia em mecanismos de acesso mais simples e confiáveis. Com esses acessórios embutidos, os usuários poderão acessar um novo computador em segurança mesmo se o celular, por exemplo, não estiver conectado à internet.
A empresa afirmou que, atualmente, está realizando os primeiros testes com uma ferramenta intitulada YubiKey, composta por um micro cartão USB que utiliza criptografia com altíssimo nível de segurança para que o usuário possa realizar o login em um serviço do Google sem necessidade de senha. Para isso, os engenheiros tiveram que realizar algumas modificações no navegador Chrome para trabalhar com estes cartões, mas os usuários não precisarão fazer download de software algum para usar o cartão e realizar seu login com apenas alguns cliques no mouse.
No futuro, o Google planeja conectar o sistema de autenticidade em outros acessórios para tornar o login seguro ainda mais acessível como, por exemplo, tornar um simples anel em uma ferramenta de login ao aproximá-lo do seu computador. Aparentemente, o sistema funcionaria de forma independente ao Google, evitando assim que a empresa seja acusada de coleta de dados pessoais dos usuários.


Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/google/Google-planeja-aposentar-senhas-e-criar-login-com-um-anel/#ixzz2Jy3XgbsM 
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário