domingo, 3 de março de 2013

APPLE VENCE PELA INOVAÇÃO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS.


Apple é a empresa mais admirada pelo sexto ano seguido

A coreana Samsung, principal concorrente da Apple no setor de tecnologia, aparece na 35ª posição

01 de março de 2013 | 2h 12
O Estado de S.Paulo
Pela sexto ano consecutivo, a Apple ficou em primeiro lugar no ranking das companhias mais admiradas do mundo feito pela Fortune. A revista - que perguntou a 3,8 mil executivos e analistas qual a melhor empresa em seus setores - diz que a companhia fundada por Steve Jobs permanece no topo por causa de seu potencial imbatível para fazer dinheiro.
Mesmo depois de apresentar um aplicativo de mapas malsucedido e de ver o preço de suas ações caírem (ao ponto de perder momentaneamente o posto de empresa mais valiosa do mundo para a Exxon Mobil), a empresa registrou lucro líquido de US$ 13 bilhões no último trimestre. "A companhia tem uma base de consumidores fanáticos e ainda se recusa a competir em preço, fazendo os icônicos iPhone e iPad serem vistos como produtos largamente prestigiados", afirma a Fortune.
Em 2007, a Apple ocupava o sétimo lugar na lista das mais admiradas do mundo. No ano seguinte, ela saltou para a primeira posição. Foi nesse intervalo que a companhia lançou o iPhone, que praticamente introduziu a categoria dos smartphones no mercado de celulares. Na sequência, a empresa apresentou novas versões do iPhone e o tablet iPad, entre outros produtos.
Hoje, a Samsung, que aparece no 35.º lugar no ranking da revista, tem se revelado como a principal concorrente da Apple. Essa é, aliás, uma das razões para analistas temerem que a empresa americana fique atrás da coreana no quesito inovação. Um artigo da Fortune sugere que a Apple use os US$ 137 bilhões que tem em caixa - quantia equivalente ao PIB da Hungria - para comprar empresas da área de conteúdo, fundir com algum fornecedor de componentes ou comprar o Facebook de Mark Zuckerberg.
Sete das dez empresas listadas pela Fortune são "fenômenos de apenas uma pessoa" (ou duas, no caso do Google). No primeiro ranking feito pela revista, em 1983, havia apenas uma companhia nessa posição.
Das 50 companhias listadas neste ano, apenas 8 são de fora dos EUA. "Não há lugar para companhias asiáticas no Top 10?", disse a Forbes ontem, criticando o ranking. A alemã BMW é a estrangeira mais bem posicionada: é a 14.ª. / NAYARA FRAGA
O ESTADO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário