sexta-feira, 5 de abril de 2013

3D POPULAR E BARATO.


Película transforma telas de celular e tablet em 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/04/2013
Película transforma telas de celular e tablet em 3D
"O filtro é essencialmente um pedaço de filme plástico com cerca de meio milhão de minúsculas lentes desenhadas em sua superfície com uma tecnologia inédita de nanoimpressão." [Imagem: Temasek Polytechnic, Singapore]
Película 3D para celular
As películas para celulares e tablets logo farão bem mais do que proteger a tela desses aparelhos.
Cientistas de Cingapura criaram um filme plástico que, quando aplicado a um smartphone ou tablet, transforma uma tela comum em uma tela 3D.
A película nanoestruturada permite a visualização de imagens 3D brilhantes e vívidas, sem uso de óculos.
Segundo os pesquisadores, o filme plástico também poderá ser usado como uma nova geração de sistema de segurança e proteção em transações bancárias e comerciais, decodificando os códigos de segurança hoje transmitidos online.
"O filtro é essencialmente um pedaço de filme plástico com cerca de meio milhão de minúsculas lentes desenhadas em sua superfície com uma tecnologia inédita de nanoimpressão," disse a Dra. Jaslyn Law, do Instituto de Pesquisas e Engenharia de Materiais (IMRE).
"Nós pegamos uma tecnologia antiga de lentes biconvexas, que existe há centenas de anos, e a modernizamos e patenteamos usando a nanotecnologia," disse Frank Chan, membro da equipe de desenvolvimento.
Segundo ele, a tecnologia de microlentes biconvexas cria uma película plástica transparente que mantém o brilho dos efeitos visuais 3D, eliminando a necessidade de uma luz de fundo (backlighting) e, desta forma, economizando bateria.
Software 3D
Para complementar o filtro, a equipe desenvolveu aplicativos para duas plataformas - Apple iOS e Android - que permitem que os usuários desfrutem das imagens 3D por meio do filtro, com a tela em qualquer posição - retrato (de pé) ou paisagem (deitada).
Os aplicativos também permitem a visualização de imagens antigas, fazendo uma conversão da imagem 2D em uma imagem 3D.
Com a ajuda do seu Instituto, os pesquisadores já fundaram uma empresa, a Nanoveu Pte Ltd, para comercializar a nova película 3D para celulares e tablets.
A equipe afirma que irá liberar um kit de desenvolvimento de software para que desenvolvedores de jogos e aplicativos convertam seus programas em versões 3D compatíveis com a película.
LEIA MAIS NO iT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário