sexta-feira, 5 de abril de 2013

JACUTINGA, PARABÉNS PELA INICIATIVA.


Você está em Economia
Início do conteúdo

Contra produto da China, cidade faz cachecol de 60 km

Jacutinga, em Minas, tem 1.300 fábricas de malhas e exporta para 30 países

05 de abril de 2013 | 2h 07
RENE MOREIRA, ESPECIAL PARA O ESTADO, JACUTINGA (MG) - O Estado de S.Paulo
Com a economia centrada no setor de malhas, a cidade mineira de Jacutinga também sente os efeitos das mudanças na economia global com a invasão dos produtos orientais - destaque aí para a China. Foi essa indignação que levou a cidade a querer chamar a atenção do mundo usando para isso o Guiness Book ou Livro dos Recordes, como é conhecido no Brasil.
Um cachecol com 60 quilômetros de comprimento é a aposta do município para cravar seu nome na publicação. Ele começou a ser confeccionado há mais de dois anos seguindo todo o trâmite estipulado pelo Guiness. E amanhã será estendido em um campo de futebol. A peça já está perto da marca pretendida e o trabalho foi intensificado nesses últimos dias.
O atual recorde é do País de Gales, no Reino Unido - de 54,5 quilômetros, medida que os jacutinguenses dizem já ter ultrapassado na confecção da peça.
Na cidade mineira, a máquina responsável por tecer o cachecol começou a operar em fevereiro de 2011. Foi justamente naquele ano que a crise passou a bater na porta da principal fonte econômica do município. Desde 2005, as fábricas de malhas vinham registrando crescimento médio de 15% ao ano, mas, entre 2011 e 2012 houve queda de 20% na produção, resultando na demissão de 1,5 mil trabalhadores.
Ao todo, a cidade emprega mais de 17 mil pessoas em 1,3 mil fábricas de malhas e cerca de 750 lojas do ramo, sendo responsável por 30% da produção brasileira de tricô industrializado.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), Denis Bandeira, a concorrência com os produtos da China é desleal. "Precisamos que o governo nos dê redução de impostos e desoneração da folha de pagamento", diz o principal mentor da ideia de fabricar uma peça de malha para entrar no Guiness e chamar atenção das autoridades.
Atenção. A iniciativa de confeccionar o cachecol tem o apoio da prefeitura. Bandeira diz que as fábricas de tricô não têm a força das grandes companhias para pressionar o governo, sendo o uso da criatividade uma forma de serem notadas.
A cidade acredita que estará quebrando dois recordes pois, além de fazer a maior peça, usa uma única máquina, ao contrário do recorde atual que envolveu várias unidades.
O equipamento de tear industrial que está sendo usado em Jacutinga tem mais de 20 anos e quebrou dez vezes durante a empreitada. Ao todo, oito funcionários da associação se revezam para trabalhar e vigiar a máquina, que pesa cerca de 2,5 toneladas e utiliza fios coloridos doados por duas grandes empresas locais. Um "diário de bordo", exigência do Guiness, narra todos os detalhes da operação. São mais de 2,5 mil quilos de fios e o produto final será atestado por representantes da publicação, com sede na Inglaterra.
Lançamento. Jacutinga tem cerca de 23 mil habitantes e exporta para mais de 30 países. Marcas conhecidas internacionais comercializam as malhas produzidas na cidade, caso da Harrods (Inglaterra), Anthropologie (Nova York), Zara (Europa e Mercosul), entre outras. Para divulgar a Coleção Outono-Inverno de 2013, também para o público brasileiro, de hoje a domingo ocorre um evento de lançamento no Palácio das Artes com as principais tendências.
LEIA MAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário