quarta-feira, 1 de maio de 2013

PARABÉNS À DOUTORA MICHELE ANDRADE DE BARROS.


Cão tratado com células-tronco volta a andar

Cadela Vilma tinha ficado tetraplégica por causa de uma cinomose, doença que pode levar à morte em pouco tempo

01 de maio de 2013 | 10h 11
Rene Moreira - Especial para o Estado
Um cão de 3 anos que ficou tetraplégico foi curado graças a uma técnica com uso de células-tronco. Ele voltou a andar após ser tratado no hospital veterinário do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Basto , em São João da Boa Vista (SP). A técnica seria capaz de curar a cinomose, doença que atingiu o animal e pode levar à morte em pouco tempo.
A veterinária Michele com a cadela Vilma - Unifeob/Divulgação
Unifeob/Divulgação
A veterinária Michele com a cadela Vilma
Quem realizou o tratamento gratuito na cachorra de nome Vilma foi a médica veterinária Michele Andrade de Barros, que trabalha com terapia celular desde 2008. O animal sofria de cinomose, altamente contagiosa e causadora de sequelas neurológicas. A chance de vida com a doença é de apenas 5%.
A cadela ficou tetraplégica e, como os cães que não se locomovem mais podem desenvolver outras doenças, nesses casos os proprietários costumam optar pela eutanásia. Foi aí que a proprietária, uma professora de Educação Física, recebeu a sugestão de tentar o novo tratamento que poderia fazê-la voltar a andar. E já na primeira aplicação de células-tronco foi detectada uma melhora na qualidade de vida do animal. Depois, com três aplicações, Vilma voltou a se locomover.
A cachorra hoje leva uma vida normal e, segundo a veterinária, está totalmente curada.
"Existem outras patologias que também podem ser tratadas com células-tronco. Pode até não haver cura total, mas a melhora na qualidade de vida do animal já é muito boa", explica.
LEIA MAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário