terça-feira, 16 de julho de 2013

CORÉIA DO NORTE ESCONDE ARMAMENTO EM CARGUEIRO COM AÇÚCAR VINDO DE CUBA. SE JUNTAR OS DOIS PAÍSES NÃO DÁ NADA.

Panamá acusa Coreia do Norte de esconder armas em navio cargueiro

PUBLICIDADE
 
DO "NEW YORK TIMES"
Atualizado às 21h46.
As autoridades panamenhas apreenderam no canal do Panamá um cargueiro norte-coreano que viajava de Cuba ao país asiático, alegando que transportava componentes para sistemas de mísseis disfarçados em meio a uma carga de açúcar.
As armas parecem representar uma violação significativa das sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte, que visam reduzir sua capacidade de exportar e importar tecnologia de mísseis.
O presidente panamenho, Ricardo Martinelli, que anunciou a apreensão na noite de anteontem, postou uma foto no Twitter mostrando o que descreveu como "sofisticado equipamento para mísseis" encontrado no porão de carga do navio de 137 m de comprimento e 36 anos de idade.
Segundo as autoridades, os 35 tripulantes do navio foram detidos após resistirem a esforços para redirecionar a embarcação ao porto panamenho de Manzanillo e o capitão tentou se suicidar depois que o navio foi apreendido. Não há informações claras sobre a condição do capitão.
Efe
Fotografia mostra suposto material bélico encontrado em navio de bandeira norte-coreana no Panamá
Fotografia mostra suposto material bélico encontrado em navio de bandeira norte-coreana no Panamá
O presidente disse que o navio, detido inicialmente por suspeita de transportar narcóticos, sofreria inspeção completa. Antes da detenção, os tripulantes desconectaram os cabos dos guindastes de bordo, o que o ministro da Segurança José Raúl Mulino chamou de "sabotagem".
Até ontem, não havia comentários sobre a apreensão por parte das autoridades da Coreia do Norte ou Cuba. Os dois países criaram uma relação estreita, em parte como consequência dos esforços americanos para colocá-los no ostracismo internacional.
Carlos Jasso /Reuters
Objeto em forma de míssil encontrado por autoridades panamenhas em navio norte-coreano
Objeto em forma de míssil encontrado por autoridades panamenhas em navio norte-coreano
A consultoria de defesa IHS Jane's Intelligence disse ter identificado os equipamentos mostrados nas imagens da carga apreendida como parte de radar de controle de fogo usado na família SA-2 de mísseis antiaéreos.
"Uma possibilidade é que Cuba estivesse enviando o sistema à Coreia do Norte para atualização", disse a IHS. "Nesse caso, é provável que o sistema devesse ser devolvido a Cuba, com o açúcar como pagamento pelo serviço".
Mas o radar também poderia estar a caminho da Coreia do Norte a fim de ampliar a rede de defesa aérea do país.
Fotos míssil:
table(articleGraphic).
|/3.(articleGraphicSpace). |(articleGraphicCredit). Carlos Jasso /Reuters|/3.(articleGraphicSpace). |
|(articleGraphicImage). Porta-contêiner norte-coreano Chong Chon Gang retido no Panamá|
|(articleGraphicCaption). Porta-contêiner norte-coreano Chong Chon Gang retido no Panamá|
Tradução de PAULO MIGLIACCI
LEIA MAIS NA FOLHA DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário