sábado, 23 de novembro de 2013

A OPERADORA DE CELULAR TIM ESTÁ TOMANDO OS CRÉDITOS DOS USUÁRIOS DO PRÉ-PAGO NA MÃO GRANDE.



PARANÁ
Usuários de pré-pago da TIM reclamam de “sumiço” nos créditos de celulares
Clientes contam que recargas acabam em poucos dias, sem qualquer motivo. Entre eles, há relatos de que créditos chegaram ao fim mesmo quando os aparelhos não foram usados


13/11/2012 | 11:21 | AMANDA DE SANTAatualizado em 13/11/2012 às 14:15
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Diversos usuários da TIM na região Sul do Brasil relatam que estão enfrentando problemas com o desaparecimento, sem motivos aparentes, de créditos nos celulares de plano pré-pago. Reclamações já foram formalizadas em unidades do Procon e também são observadas nas redes sociais. Há casos em Curitiba, Londrina, Maringá e Mandaguari.

A designer Gabriela Dal Toé, que mora em Curitiba, disse ter tido o problema com frequência no último mês. Ela conta que tem como hábito carregar o celular com R$ 27 de crédito quando visita a família em Criciúma, no interior de Santa Catarina, mesmo sabendo que praticamente não usará o aparelho. “Da última vez que voltei, tinha apenas R$ 4 de crédito. O problema é que não tenho um extrato que mostre a minha relação de ligações para poder reclamar.”

Interatividade

Você que usa o serviço em Curitiba enfrentou problemas semelhantes? Conte sua história pra gente nos comentários abaixo!

O jornalista Luiz Fernando Cardoso, morador da Maringá, afirma que os próprios créditos desapareceram. Ele é usuário do plano Infinity Pré, que cobra R$0,25 nas ligações para telefones fixos e móveis locais da TIM. Na noite de segunda-feira (12), por exemplo, ele verificou que tinha valor suficiente para realizar dez ligações pelo preço prometido pelo plano. No entanto, ao fazer nova consulta na manhã desta terça-feira (13), notou que o saldo estava zerado. Ele não fez ligação alguma entre os dois momentos.

Dois dias após colocar R$ 15 para fazer ligações, o designer e mestrando da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, 21 anos, disse que os créditos simplesmente sumiram. “Liguei várias vezes para a TIM, mas só caía na gravação dizendo que não poderiam me atender”, reclamou.

A designer Laís Zerbetto, 23 anos, que mora em Londrina, contou que comprou R$ 35 de créditos para o celular na noite de sexta-feira (9) e já no domingo já ficou sem saldo. “No sábado e começo do domingo funcionou normal. Fiz, no máximo, quatro ligações. Aí, à tarde, fiquei sem saldo”, contou.

Depois disso, Laís disse ter comprado mais R$ 13 de crédito e não usou o celular. “Fiz a recarga e fui acompanhando meu saldo de hora em hora e foi abaixando de R$ 0,25 em R$ 0,25”, contou. Ela só conseguiu falar com a TIM na manhã de segunda-feira (12), quando a informaram que o problema estava ocorrendo em todo o país por uma falha no sistema e que seria resolvido até as 22 horas daquele dia. No entanto, na manhã desta terça-feira (13) continuava tudo igual. “Agora, pelo menos, parou de diminuir [os créditos].”

Além do desaparecimento dos créditos, o analista de comunicação Murilo Cucolo, de Mandaguari, na região Noroeste do Paraná, relata que o valor cobrado pelas mensagens enviadas tem sido mais alto do que o anunciado pela operadora. Ele conta que contratou um plano pré-pago em que teria direito de enviar quantas mensagens quisesse pelo valor diário de R$ 0,50. No entanto, afirma que não é isso o que ocorre. “Já aconteceu de enviar uma mensagem e, em seguida, verificar que eles [a TIM] haviam descontado R$ 0,50 por esta única mensagem.” Segundo ele, apesar da reclamação feita no call center da operadora, o problema não foi resolvido.

Direitos

De acordo com o advogado Rodrigo Otávio Pereira, que atua na área do direito do consumidor em Maringá, o cliente que se sentir lesado deve, primeiramente, realizar a reclamação junto à operadora. “É preciso fazer uma anotação detalhada de todas as informações apresentadas pelo atendente, com data, horário, nome do funcionário, prazos e demais informações prestadas. É preciso, também, anotar o número de protocolo fornecido.”

Além disso, o advogado orienta que o cliente deve realizar a reclamação em uma unidade do Procon. Além disso, cabem indenizações por danos morais e danos materiais na Justiça comum, que podem chegar ao equivalente a 40 salários mínimos.

O Procon de Londrina chegou a registrar reclamações desse tipo e procurou a TIM, que informou que o problema seria resolvido até as 15 horas desta terça-feira (13). Segundo o coordenador do órgão, Roberto de Paula, em caso de problemas como esse, o ideal é que o consumidor vá até a sede do Procon para registrar uma reclamação. No entanto, antes disso, é preciso entrar em contato com a operadora e anotar o número do protocolo.

Ele também diz que é importante levar o comprovante da recarga realizada. “Na impossibilidade de o consumidor fazer a prova, o Código de Defesa do Consumidor prevê a inversão do ônus da prova. A operadora é quem detém a tecnologia para demonstrar o que aconteceu [inclusive comprovar que a recarga foi feita]”, afirmou.

Outro lado

Em nota oficial, a TIM informou que por conta de uma indisponibilidade pontual na conexão e servidores de alguns sistemas de informação, ocorreu um atraso na disponibilização dos créditos para os clientes dos planos pré-pagos que realizaram recargas a partir de sábado (10). "A operadora trabalhou de forma imediata na solução dos problemas e o sistema de recarga eletrônica já funciona normalmente. Todos os consumidores já receberam seus créditos."
JORNAL A GAZETA DO POVO.

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