terça-feira, 19 de novembro de 2013

AMIGOS DA AVAAZ

Amigos da Avaaz,


Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto. Agora estamos a poucas horas da vitória -- uma votação hoje à tarde no Senado pode decidir pela transparência total no Congresso. Mas Renan Calheiros está tentando derrubar a proposta. Clique agora paraenviar uma mensagem clara aos senadores e mostrar que os brasileiros estão de olho: 

Ligue Agora
Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto no Congresso. Hoje, estamos a apenas uma votação da transparência total em nossa política. Mas, com apenas algumas horas até que a votação aconteça, alguns senadores – liderados por Renan Calheiros – não querem isso.
O voto aberto é nossa melhor chance de combater a corrupção — a proposta já foi aprovada em primeiro turno, mas precisa de mais uma votação para virar realidade. Renan sabe que o voto secreto é sua única chance de ser reeleito presidente do Senado, por isso está convencendo outros senadores a votarem com ele. A votação hoje à tarde será apertada, mas se fizermos barulho na imprensa e nos ouvidos dos senadores "em cima do muro", eles vão saber que serão cobrados nas urnas.

Tudo se decide nas próximas horas. Não vamos deixar que eles nos façam de palhaços. Clique agora para mandar uma mensagem clara para os nossos senadores e mostrar a eles que o povo brasileiro está de olho:
 

http://www.avaaz.org/po/o_voto_aberto_acaba_agora_impacto_a/?bobnybb&v=31307 

Se o voto secreto continuar, Renan deve usar essa manobra para se reeleger presidente do Senado – e outros senadores vão usar essa regra nada democrática para ficar no poder e fortalecer alianças que podem levar à corrupção. E o absurdo não para por aí: em algumas sessões de discussão da proposta, foi possível ouvir alguns senadores dizerem que o povo não quer o voto aberto, alegando que o Congresso já é transparente, ou ameaças como "quem tudo quer, nada leva".

Foi a pressão popular que fez com que chegássemos até aqui: primeiro a indignação de mais de 1,6 milhão de pessoas após a eleição vergonhosa de Renan à presidência do Senado e depois a manutenção do mandato de Natan Donadon, nosso primeiro deputado-presidiário! Nesse momento, os senadores estão usando manobras do regimento para destruir a proposta, criando emendas que, por exemplo, deixam o voto aberto apenas para cassação de mandato. Mas essa é uma solução capenga, e nossa democracia merece muito mais.

Diversos parlamentares admitiram que, sem a participação de pessoas como nós, o fim do voto secreto nunca estaria tão perto. Fomos às ruas, nos mobilizamos online e garantimos, com cada ligação ou tuíte, que os parlamentares nos escutassem. E estamos perto de vencer – clique aqui para ver os números de telefone e perfis nas redes sociais dos senadores e diga a eles como se sente!
 

http://www.avaaz.org/po/o_voto_aberto_acaba_agora_impacto_a/?bobnybb&v=31307 

As mudanças só acontecem pela vontade do povo -- nossa comunidade cresce rapidamente no Brasil, e o voto aberto pode ser uma das nossas maiores conquistas. Por tudo aquilo que já fizemos e pela oportunidade de construir um país melhor, vamos garantir esta vitória.

Com esperança e determinação,

Michael, Joseph, Diego, Nádia, Carol, Luis, Alice, Ricken e toda a equipe da Avaaz

Senado aprova em primeiro turno fim de voto secreto no Legislativo (Folha de S.Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/11/1371145-senado-aprova-fim-do-voto-secreto.shtml

Senado aprova texto-base, mas fim do voto secreto fica para próxima terça (O Estado de S. Paulo)
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-aprova-texto-base-mas-fim-do-voto-secreto-fica-para-proxima-terca,1096399,0.htm

Henrique Alves diz que Câmara e Senado fazem ‘jogo de empurra’ sobre fim do voto secreto (O Globo)
http://oglobo.globo.com/pais/henrique-alves-diz-que-camara-senado-fazem-jogo-de-empurra-sobre-fim-do-voto-secreto-10757910

Corporativismo e Orçamento retardam respostas às ruas (O Globo)
http://oglobo.globo.com/pais/corporativismo-orcamento-retardam-respostas-as-ruas-10665938
Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas:Doe Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário