terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EXÉRCITO SUCATEADO MAS REPLETO DE HERÓIS. DINHEIRO PARA CUBA, VENEZUELA, BOLÍVIA, DITADORES AFRICANOS ETC, TEM MAS PARA NOSSAS GLORIOSAS FORÇAS ARMADAS NÃO, LULA DEVOLVA O QUE FOI ROUBADO PARA SUPRIR NOSSAS FORÇAS ARMADAS.

OCC - Organização de Combate à Corrupção
Soldados que defendem fronteiras da Amazônia vivem na 'idade da pedra'
G1 visitou seis das 24 bases do Exército na divisa da selva com 5 países. Vigilância militar é diária para reprimir crimes e tráfico de armas e drogas.
Tahiane Stochero Do G1, em Amazonas e Roraima
Vinte minutos para abrir uma página na internet. Racionamento de energia elétrica, provida por até 16 horas diárias por um gerador. Sinal de celular, nem pensar. Telefonia fixa? Apenas um orelhão. Água da chuva para beber e água do rio para tomar banho, lavar roupa e louça. Abastecimento de comida e remédio a cada 30 ou 45 dias, dependendo da disponibilidade de um avião.
Esta é a realidade dos militares que vivem em bases isoladas nas fronteiras para defender a Amazônia. São 24 pelotões especiais de fronteira (PEF), com efetivo entre 20 e 80 soldados cada um. Eles começaram a ser criados em 1921 nas divisas do Brasil com Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana para reprimir narcotráfico, contrabando de armas, biopirataria, exploração ilegal de madeira e minérios, além de impedir invasões estrangeiras.
"Grande parte da Amazônia ainda vive como se estivesse na idade da pedra, pois o poder público não está presente. Quem visita estas unidades volta com um sentimento de indignação", diz o general Guilherme Theophilo de Oliveira, responsável pela logística nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. "Eu não admito hoje, no século XXI, que um pelotão sobreviva da caça e da pesca, como os índios viviam", afirma.
O G1 visitou seis pelotões, alguns localizados nas tríplices fronteiras, onde os militares vivem em condições piores do que as enfrentadas pelos colegas que vão para a missão de paz no Haiti. Em 2012, em uma série de reportagens sobre a situação de sucateamento do Exército, o G1 mostrou que o país possui munição para se defender por apenas uma hora de guerra e que a Amazônia é preocupação número 1 dos militares.
"Na Amazônia, a logística é uma dificuldade natural, pois os meios de transporte são precários. Não há rodovias e o sistema hidroviário não é equipado para usarmos. Além disso, em grande parte do ano, os rios não são navegáveis. Mas essas dificuldades não nos atrapalham na defesa das fronteiras", garante o comandante da Amazônia, General Eduardo Villas Boas.
fonte: averdadesufocada
kureberu
Curta e Faça parte da OCC Alerta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário