sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cid Gomes, inimigo da Educação.



Breve resumo do governo Cid Gomes no que tange à Educação: Reprimiu com extrema violência policial todas as greves de professores ocorridas nos seus dois mandatos (foto abaixo); Se recusou a dialogar com esses professores, afirmando que eles deveriam trabalhar por amor e não por dinheiro (sic), e assumiu o compromisso de não pagar o piso nacional da categoria; Priorizou a construção de escolas profissionalizantes, visando unicamente formar mão de obra barata, em detrimento do investimento em escolas públicas de qualidade, que hoje se encontram em total estado de calamidade; Abandonou por completo as universidades estaduais, há quase quatro meses em sua segunda greve no ano, hoje desamparadas, desestruturadas, sem aula, sem pesquisa, sem extensão, e, pior, sem quaisquer chances de melhora no seu quadro clínico, em fase terminal.

Além disso, só para termos uma noção de como o Ceará vai mal no quesito Educação, 17% dos cearenses não sabem nem ler e nem escrever (sexto pior índice do país), 18% dos jovens estão fora da escola (décimo-terceiro pior índice do país) e apenas 5% da população tem ensino superior completo (quinto pior índice do país). Não por menos, 18% da população do Ceará vive em situação de extrema pobreza, percentual que o torna um dos Estados mais pobres do Brasil. [Todos os dados são do IBGE].

Resultado de tudo isso: Cid desmoralizou a Educação no Estado do Ceará e será o próximo Ministro da Educação do Governo Dilma. Cid, engenheiro civil de formação, não sabe o que é Educação, e devido a desastrosos acordos políticos forjados pelo maior partido de centro do país (o PT) ganhou de presente o Ministério da Educação por seus leais serviços prestados à reeleição de Dilma.

Eu, como estudante e professor, e como eleitor da Dilma (por obrigação e não por opção), estou estarrecido diante de tal escolha e de tamanha falta de respeito e consideração. A Dilma golpeia diretamente não só os rumos da Educação no Brasil, mas sobretudo todos os estudantes e professores desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário