sábado, 27 de junho de 2015

A LISTA!

CRISTALVOX

A LISTA! RICARDO PESSOA SEPULTA O PT E O SONHO VERMELHO

by Leudo Costa

Exclusivo: A lista de políticos a quem Pessoa diz ter dado dinheiro obtido no Petrolão

Dinheiro ilegal doado para candidatos dentro da lei é crime? É a primeira questão levantada pela delação premiada do dono da UTC

RICARDO PESSOAS NEGATIVO...
Por: Robson Bonin26/06/2015 às 17:57 - Atualizado em 26/06/2015 às 19:54


Arte - Capa lista do delator
Ricardo Pessoa revela detalhes do esquema de corrupção da Petrobras e entrega a lista dos beneficiados com o dinheiro desviado: as campanhas eleitorais de Dilma e Lula, deputados, senadores e ministros do governo(VEJA.com/VEJA)
O engenheiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem contratos bilionários com o governo, é apontado como o chefe do clube dos empreiteiros que se organizaram para saquear a Petrobras e cliente das palestras do ex-presidente Lula. Desde a sua prisão, em novembro passado, ele ameaça contar com riqueza de detalhes como petistas e governistas graúdos se beneficiaram do maior esquema de corrupção da história do país. Nos últimos meses, Pessoa pressionou os detentores do poder - por meio de bilhetes escritos a mão - a ajudá-lo a sair da cadeia e livrá-lo de uma condenação pesada. Ao mesmo tempo, começou a negociar com as autoridades um acordo de delação premiada. o empresário se recusava a revelar o muito que testemunhou graças ao acesso privilegiado aos gabinetes mais importantes de Brasília. O Ministério Público queria extrair dele todos os segredos da engrenagem criminosa que desviou pelo menos 6 bilhões de reais dos cofres públicos. Essa negociação arrastada e difícil acabou na semana passada, quando o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de colaboração entre o empresário e os procuradores.
VEJA teve acesso aos termos desse acerto. O conteúdo é demolidor. As confissões do empreiteiro deram origem a 40 anexos recheados de planilhas e documentos que registram o caminho do dinheiro sujo. Em cinco dias de depoimentos prestados em Brasília, Pessoa descreveu como financiou campanhas à margem da lei e distribuiu propinas. Ele disse que usou dinheiro do petrolão para bancar despesas de 18 figuras coroadas da República. Foi com a verba desviada da estatal que a UTC doou dinheiro para as campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2014. Foi com ela também que garantiu o repasse de 3,2 milhões de reais a José Dirceu, uma ajudinha providencial para que o mensaleiro pagasse suas despesas pessoais. A UTC ascendeu ao panteão das grandes empreiteiras nacionais nos governos do PT. Ao Ministério Público, Pessoa fez questão de registrar que essa caminhada foi pavimentada com propinas. Altas somas.
A lista dos favorecidos
Valores
Campanha de Dilma em 20147,5 milhões de reais
Campanha de Lula em 20062,4 milhões de reais
Ministro Edinho Silva (PT)*
Ministro Aloizio Mercadante (PT)250.000 reais
Senador Fernando Collor (PTB)20 milhões de reais
Senador Edison Lobão (PMDB)1 milhão de reais
Senador Gim Argello (PTB)5 milhões de reais
Senador Ciro Nogueira (PP)2 milhões de reais
Senador Aloysio Nunes (PSDB)200.000 reais
Senador Benedito de Lira (PP)400.000 reais
Deputado José de Fillipi (PT)750.000 reais
Deputado Arthur Lira (PP)1 milhão de reais
Deputado Júlio Delgado (PSB)150.000 reais
Deputado Dudu da Fonte (PP)300.000 reais
Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT)2,6 milhões de reais
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto15 milhões de reais
O ex-ministro José Dirceu3,2 milhões de reais
O ex-presidente da Transpetro Sergio Machado1 milhão de reais
* Como tesoureiro, arrecadou dinheiro para a campanha de Dilma de 2014
Leudo Costa | 26 de junho de 2015 às 8:37 pm | Categorias: Uncategorized | URL:http://wp.me/p5EbWk-1jn

Nenhum comentário:

Postar um comentário