terça-feira, 23 de junho de 2015

Jeans apertado pode danificar músculos e nervos

Jeans apertado pode danificar músculos e nervos, alerta estudo

  • 23 junho 2015
Uma australiana de 35 anos foi ajudar a encaixotar a mudança de um parente e acabou sendo internada por dias, com danos nos músculos e nervos da perna. A culpa, segundo os médicos, foi do jeans apertado que ela estava usando.
O caso foi publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psyachiatry por pesquisadores australianos da Universidade de Adelaide, em um estudo para alertar sobre os perigos de se usar jeans bastante apertados, conhecidos como "skinny".
O perigo no caso da australiana é que ela passou horas agachada, esvaziando armários. No meio do dia, ela sentiu que sua calça estava extremamente apertada e, quando estava a caminho de casa para tirá-la, caiu e não conseguiu mais se levantar.
Seus pés estavam dormentes e ela teve de ser levada ao hospital. Chegando lá, suas pernas e tornozelos estavam severamente inchados – tanto que seu jeans precisou ser cortado.
null
Os médicos perceberam que havia um dano no nervo entre a panturrilha e os pés da paciente - e a diagnosticaram com síndrome compartimental. Eles disseram que o problema foi agravado por seu jeans justo.
Segundo eles, essa síndrome é extremamente dolorosa e pode ter consequências sérias, ligadas ao inchaço excessivo ou a possíveis problemas de sangramento nos músculos.

Dormência

Qualquer tipo de compressão na área da panturrilha, segundo os pesquisadores australianos, pode apertar o nervo e causar danos, que levam a sintomas como fraqueza, dormência ou dor na região.
No caso da mulher australiana, o fato de ela ter passado muito tempo agachada deve ter comprimido seus nervos das pernas e, quando o inchaço começou, o jeans apertado agravou a situação.
Ela precisou tomar medicação intravenosa para reduzir o inchaço e só conseguiu andar novamente depois de quatro dias.
O caso foi detalhado no estudo chamado Fashion victim: rhabdomyolysis and tibial neuropathies as a result of squatting in ‘skinny jeans' ('vítima da moda: Rabdomiólise e neuropatias tibiais como resultado de se agachar usando um jeans skinny').
A região da panturrilha não é a única que pode ser afetada por calças apertadas. Outros casos já haviam sido reportados de pacientes que tiveram problemas de ardência e dormência nas coxas, também por causa de jeans skinny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário