terça-feira, 28 de julho de 2015

Brasil encerra acordo espacial com Ucrânia

Brasil encerra acordo espacial com Ucrânia

Com informações da Agência Brasil - 27/07/2015
Os ministros da Defesa, Jaques Wagner, e da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, anunciaram a decisão unilateral de encerrar o acordo de lançamento de foguetes com a Ucrânia.
Segundo os ministros, a decisão foi motivada por razões comerciais, não tendo motivos políticos ou diplomáticos.
Segundo Jaques Wagner, o governo brasileiro avalia o fim do acordo há pelo menos um ano e a decisão não foi influenciada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
"Foi decidido antes disso. Eventualmente o conflito agravaria [os problemas do acordo], porque eles têm muita tecnologia que é compartilhada entre a Rússia e a Ucrânia. Foi uma questão muito mais de entender que essa cooperação não chegaria àquilo que o Brasil quer", disse o ministro da Defesa.
Na gestão do ministro Aloizio Mercadante - em 2011, portanto antes do conflito - o governo havia anunciado que Brasil e Ucrânia haviam decidido intensificar a cooperação nas esferas espacial, científica e militar.
Lançamento de satélites em Alcântara
Aldo Rebelo disse que o acordo com a Ucrânia não estava se mostrando comercialmente viável. "Era um acordo comercial para o Brasil, junto com a Ucrânia, financiar a construção de foguetes e buscar, ou com satélites próprios ou comprando satélites, prestar serviços a terceiros países que queiram lançar satélites em órbita."
"Vamos disputar esses lançamentos no mercado, porque Ucrânia, França, Alemanha, China, Rússia e os Estados Unidos têm bases de lançamento, satélites e foguetes. Para competir, o preço do seu foguete tinha que ser suficientemente competitivo para que os países optassem por fazer seu lançamento nessa base", disse Aldo.
De acordo com ele, o dinheiro já gasto com o projeto não será perdido.
"As obras para essa finalidade perderam sentido, mas a estrutura que foi erguida, embora ainda não tenha sido completada, pode ser destinada para outra finalidade. Não é porque não vamos lançar esse projeto com a Ucrânia, que o Brasil vai deixar de perseguir a meta de lançar satélites da base de Alcântara," finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário