sábado, 31 de outubro de 2015

Descobertas ondas misteriosas ao redor de estrela

Descobertas ondas misteriosas ao redor de estrela

Descobertas ondas misteriosas ao redor de estrela
[Imagem: ESO/NASA/ESA]
Ondas cósmicas
Usando imagens do telescópio terrestre VLT, no Chile, e do telescópio espacial Hubble, astrônomos descobriram estruturas nunca antes observadas no interior de um disco de poeira que rodeia uma estrela.
As estruturas, que formam ondas que se deslocam rapidamente no disco da estrela AU Microscopii, não se parecem com nada que tenha já sido observado, ou mesmo previsto pelas teorias.
A estrela AU Microscopii, ou AU Mic, que está a apenas 32 anos-luz de distância da Terra, é jovem e está rodeada por um grande disco de poeira. O disco contém essencialmente asteroides que colidiram tão violentamente que acabaram pulverizados. Estudos de discos como este fornecem pistas valiosas sobre como é que a partir deles podem se formar planetas, um processo que exigiria a reaglutinação das partículas.
"As nossas observações mostraram algo inesperado," explica Anthony Boccaletti do Observatório de Paris, França, autor principal do artigo científico que descreve os resultados. "As imagens do SPHERE mostram um conjunto de estruturas inexplicáveis no disco, em forma de arcos ou ondas, diferentes de tudo o que foi observado até hoje."
Ondas super velozes
As novas imagens mostram cinco arcos em forma de onda a diferentes distâncias da estrela, lembrando pequenas ondas propagando-se numa poça de água.
Após ter descoberto estas estruturas nos dados do SPHERE, a equipe verificou imagens do disco obtidas com o Hubble em anos anteriores para ver se também aí apareceriam tais estruturas.
A equipe não só conseguiu identificar estas estruturas nas imagens mais antigas do Hubble, como também descobriu que elas variam com o tempo. Ou seja, as ondas parecem estar se deslocando, e muito rapidamente.
"Descobrimos assim que os arcos se afastam da estrela a velocidades que vão até aos cerca de 40.000 km/hora," disse Christian Thalmann, membro da equipe.
As estruturas parecem estar se movendo mais depressa nas porções mais distantes da estrela do que mais próximo dela. Pelo menos três ondas estão se deslocando tão depressa que poderão escapar da atração gravitacional da estrela. Tais velocidades tão elevadas excluem a possibilidade de que estas sejam estruturas convencionais no disco causadas por objetos - tais como planetas - que perturbam o material do disco à medida que orbitam a estrela.
Outro fenômeno qualquer deve estar envolvido para que as ondas sejam aceleradas e se desloquem tão depressa, o que significa que estas estruturas são um sinal de algo verdadeiramente incomum. Infelizmente, aqui da Terra o disco é visto de perfil, o que complica a interpretação da sua estrutura tridimensional.
"Uma explicação possível para estas estranhas estruturas tem a ver com as erupções da estrela. A AU Mic é uma estrela com uma alta atividade de erupções - lançando frequentemente enormes quantidades de energia da sua superfície ou perto dela," explica Glenn Schneider, outro membro da equipe. "Uma destas erupções poderia ter dado origem a algum fenômeno em um dos planetas - se houver planetas no sistema - como um violento arrancar de matéria que poderia agora estar se propagando ao longo do disco, impulsionada pela força da erupção."

Bibliografia:

Fast-Moving Structures in the Debris Disk Around AU Microscopii
Anthony Boccaletti et al.
Nature
Vol.: 526, 230-232
DOI: 10.1038/nature15705

Nenhum comentário:

Postar um comentário