sábado, 27 de agosto de 2016

Ecos de um tempo passado

 Edilson Martins

Ecos de um tempo passado

by edilsonrmartins
xingu-carlos-tourinho
Negativos escaneados Índios 20
Recebi esta foto do Carlos Tourinho, certamente um dos pioneiros a fotografar a Amazônia, de forma continuada.
Tourinho filmou a Amazônia durante muitos anos, para a tv brasileira, e ele imagina que a foto data da 2ª metade dos anos 70. O de boné vermelho é Tourinho. Estou ao seu lado, também de chapéu. Tudo velharia.
Tenho quase certeza que não, já que o jovem alto, esguio, Fernando, é filho de um ex-governador de São Paulo, e deixamos de nos ver ainda na 1ª metade dos anos 70.
Pouco importa. O que conta talvez seja dizer que esses foram os primeiros anos de meu trabalho, como repórter, junto aos povos indígenas.
Foram os anos de militância, na mídia, trazendo a tragédia do índio brasileiro para os jornalões e revistas do país, para dentro das casas da classe média brasileira, para o seu desjejum, juntamente com Etevaldo Dias, Pedro Martinelli, Eliane Lucena, José Carlos Brasil,  Ateneia Feijó, TDC e tantos outros.
Portanto a semeadura de alguns livros, principalmente o “A Viagem de Bediai – O Selvagem”, que ora pede licença, e tenta um espaço no mercado. Muito delicadamente.
26/11/2014
edilsonrmartins | 27 de agosto de 2016 às 5:47 PM | Tags: Xingu - Indios - Anos 70 - Primeiros contatos | Categorias: Sem categoria | URL: http://wp.me/p5iPRc-5oz

Nenhum comentário:

Postar um comentário