segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Paixão: sinceridade radical

 Edilson Martins

Paixão: sinceridade radical

by edilsonrmartins
trotsky
O grande desafio da espécie humana é reduzir sua taxa de idiotice. Claro, existem figuras na contramão desse processo, mas são poucas. 
Há algo mais estúpido do que entregar nossas vidas e escolhas à figura de um guru, um líder político ou religioso, acreditando que indicarão soluções à tragédia da existência humana?
E, no entanto, há uma entrega em que é muito difícil produzir juízo de valor.
A paixão, por exemplo, derramada de Trotski, um animal político, edificado para a revolução, para a construção do homem novo.
Pois bem; diante de uma mulher como Frida Kahlo, liberada, grande pintora, sedutora, lésbica, viu suas mais profundas convicções ideológicas, vamos supor, descerem ladeira a baixo.
Temos a paixão de Otelo, que não suportando a possibilidade, que nunca existiu, de adultério de sua amada, Desdêmona, termina por matá-la.
Há não menos a punição que Bentinho desfecha em Capitu, dela separando-se, ao imaginar que Ezequiel, filho de ambos, era filho do amigo maior, Escobar.
Estou falando de Shakespeare e Machado.
São esses, talvez, os raros momentos em que a espécie deixa de ser idiota. É o que se imagina, sem prejuízo de ser a paixão a mais desvairada, e não menos a mais alienada, das escolhas humanas!…
Revisitando - 23/01/2015 - obrigado Rodrigo pela postagem
edilsonrmartins | 24 de outubro de 2016 às 10:10 AM | Categorias: Sem categoria | URL:http://wp.me/p5iPRc-6sW

Nenhum comentário:

Postar um comentário