domingo, 4 de dezembro de 2016

"Temer não pode se indispor com o Congresso"

O Antagonista

"Temer não pode se indispor com o Congresso"


No tiroteio entre o Judiciário, o Legislativo e as ruas, Temer precisa aprovar as medidas econômicas para não afundar o governo

Por Márcio Juliboni

Com ministros temendo a delação da Odebrecht e uma recessão econômica profunda, Michel Temer já teria problemas suficientes dentro do próprio Executivo. Mas o fogo cruzado entre o Judiciário, o Congresso e as ruas pode abatê-lo. E é por isso que, goste ou não, Temer precisa fechar um acordo com os parlamentares para aprovar as medidas econômicas que são sua esperança de chegar a 2018 com um mínimo de sossego.

A avaliação é do cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria. Veja, a seguir, os principais trechos da conversa com O Antagonista:

O Antagonista: Quanto o conflito entre o Congresso e o Judiciário afeta Temer?

Rafael Cortez: A governabilidade de Temer depende de dois fatores. O primeiro é a pressão dos agentes econômicos para que aprove as medidas fiscais e as reformas. Temer é refém dessa agenda e precisa passá-la, para não tornar seu governo ainda mais turbulento. O segundo é o embate entre o Legislativo e o Judiciário. O presidente não pode se indispor com o Congresso para não afetar a aprovação das medidas econômicas.

O Antagonista: Por outro lado, há uma pressão popular crescente para que Temer vete artigos que distorcem o pacote anticorrupção, e isso não interessa ao Congresso.

Cortez: Tudo vai depender de como isso será encaminhado pelo Senado. Uma possibilidade é que os senadores mexam no pacote enviado pela Câmara. Outra é que retardem a tramitação, a ponto de a matéria não se tornar uma fonte de pressão de curto prazo para o governo. A terceira é que haja um acordo: Temer vetaria as emendas, e o Congresso arcaria com o desgaste de derrubar os vetos.

O Antagonista: Mas o Congresso arcaria com o ônus de derrubar os vetos, diante da impaciência popular?

Cortez: Não vai ser uma costura fácil entre Temer e os parlamentares. A Câmara já experimentou parte desse desgaste, quando as medidas anticorrupção estavam lá. O Congresso pode concordar que Temer vete as emendas, para não desgastar ainda mais o governo. O presidente encontra-se diante de um desafio significativo: sem um bom acordo, a agenda econômica sofrerá. Não digo a PEC do Teto, cuja tramitação está avançada, mas a reforma da Previdência sofreria muito.

O Antagonista: Diante desse cenário, o sr. está otimista com o desfecho da crise?

Cortez: Entre o impeachment de Dilma e 2018, vamos viver uma transição muito complicada. De um lado, há a crise de legitimidade do governo; de outro, a crise econômica. O importante, contudo, é que nenhuma liderança política de vulto está agindo ilegalmente. Por mais difíceis que sejam, os embates entre os três poderes são resolvidos legalmente. Não há crise institucional. Temos normalidade institucional. O que falta, mesmo, é normalidade política. É preciso encontrar um novo equilíbrio entre os vários grupos políticos.
 

 
 
O Antagonista nas livrarias
"Cartas de um antagonista" já chegou às livrarias. O livro de Mario Sabino reúne artigos escritos para a nossa newsletter e outros inéditos.
Para comprar um exemplar, clique aqui.
 
 

 
 
 


 
 

 

O MELHOR DA SEMANA 


Lava Jato arrasada


O triunfo da ORCRIM foi bem resumido em reportagem de O Globo: "O plenário da Câmara desfigurou completamente o relatório de medidas de combate à corrupção e tirou do texto pontos-chave como..." [leia mais



Força-tarefa da Lava Jato pode renunciar


Carlos Fernando Lima anuncia que, se Michel Temer sancionar a sem-vergonhice da Câmara, a força-tarefa da Lava Jato renunciará coletivamente. 



Lula fala a Moro


Lula diz a Sérgio Moro que desconhece indicação de Jorge Zelada por Eduardo Cunha para a Petrobras. Ele foi arrolado como testemunha do peemedebista. [assista



PEC do Teto aprovada


PEC do Teto foi aprovada, em primeiro turno, no plenário do Senado. A votação em segundo turno está prevista para 13 de dezembro. 



Aprovada a PEC do fim do foro


A CCJ aprova a PEC do fim do foro. A matéria segue para apreciação do plenário, onde surgirão diversas emendas. Renan Calheiros já disse que não colocará na pauta -- seu mandato de presidente está no fim. 



O que a Odebrecht não diz


A Odebrecht publicou anúncio de duas páginas em todos os jornais do Brasil. A empreiteira diz que errou. Mas não diz que... [veja mais



Renan é réu por peculato


A maioria dos ministros do STF acaba de acolher a denúncia de peculato contra Renan Calheiros. Ele agora é réu. Votaram... [leia mais



MOMENTO ANTAGONISTA


Reveja os vídeos gravados por Claudio Dantas durante a semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário