quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Moro dá a Lula 15 dias para provar que valor bloqueado é de Marisa

O Antagonista
 
 

21 de Setembro de 2017


 
 

Doria e Bolsonaro: liberais até que ponto?

 
por Felipe Moura Brasil

Até onde vai o liberalismo econômico do prefeito João Doria e do deputado federal Jair Bolsonaro?

Quanto mais os dois potenciais candidatos à Presidência em 2018 vociferam contra os abusos do PT no comando do Estado inchado brasileiro, mais a pergunta se impõe.

E só se impõe porque as contradições de ambos fazem a dúvida permanecer no ar.

Eleito com uma plataforma liberal, depois reforçada pelo “maior programa de privatização da história de São Paulo” e até pela defesa da privatização gradual da Petrobras , Doria publicou na quarta-feira (20) um vídeo para rebater a narrativa de que ele enviou à Câmara dos Vereadores, simplesmente porque quis, um projeto de lei que prevê a incidência de ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas de transmissão de conteúdo pela internet, como Netflix e Spotify.

Em dezembro de 2016, de fato, o presidente Michel Temer sancionou a reforma do ISS, que instituiu em lei federal a cobrança do imposto sobre serviços de streaming.

“Todos os municípios brasileiros têm que cobrar impostos de quem presta serviços, inclusive nessa área de streaming”, alegou o prefeito, acrescentando que isto é comum em outros lugares do mundo onde as referidas empresas operam.

O problema veio nas reiteradas declarações a seguir:

1) “Agora não adianta dizer que vai cobrar do consumidor isso, não. Netflix é uma empresa rica, produz um excelente serviço, eu sou um usuário, meus filhos, minha esposa [também são] em nossas casas.”

2) “Agora não vem com essa história de que, ao cobrar imposto, que nunca pagou, vai repassar para o consumidor. Negativo. Os lucros da Netflix e de outras empresas de streaming são suficientemente altos para pagar os impostos municipais, seja na cidade de São Paulo, ou qualquer outra cidade do país.”

3) “Aqui em São Paulo não tem conversa: vai pagar o imposto, sim. E não deve aumentar o valor do serviço prestado à população. Por quê? Tira da sua margem.”

4) “O dono da Netflix é bilionário. Não tenho nada contra isso. Da Spotify, também. Nada contra. Agora não venha querer ganhar em cima do consumidor, daquele que paga e já paga bem por esse serviço. Paguem os seus impostos, Netflix e Spotify, e façam como uma empresa responsável. As brasileiras fazem isso, vocês podem fazer também.”

Ao menos quatro vezes, portanto, Doria assume a voz do Estado controlador e busca interferir na política de preços de duas empresas privadas, com apelos populistas para que elas não repassem a carga da cobrança estatal para o consumidor.

É de dar inveja a petistas como Lindbergh Farias, defensor do aumento da tributação dos mais ricos, frases de viés autoritário como “Tira da sua margem”.

Já Bolsonaro, em 2005, no Programa do Jô, criticou FHC da seguinte maneira:

“Barbaridade é privatizar, por exemplo, a Vale do Rio Doce como ele fez; é privatizar telecomunicações; é entregar nossas reservas petrolíferas para o capital externo. E a hora que você conseguir a autossuficiência do petróleo aqui, essas empresas de fora vão continuar tirando petróleo a 7 dólares e vendendo a 60. O lucro é deles!”

Em seu discurso nacionalista contra às privatizações ocorridas no governo FHC – incluindo a da Telebras, que acabou por popularizar o acesso à telefonia móvel –, Bolsonaro soava como Lula; e ainda acrescentava em tom irônico:

“Num país sério, o que ele [FHC] fez com as privatizações aqui, com toda a certeza que ele iria para aquele lugar lá” – no caso, o paredão de fuzilamento, amenizado pelo deputado como força de expressão.


“Quando você fala em período militar, era uma outra época, completamente diferente. E muitas estatais foram criadas e funcionaram naquele período. Tinha muitos coronéis estatistas, sim, mas a corrupção praticamente inexistia. Hoje em dia, os tempos mudaram, você tem que partir para uma privatização. Tem estatais que não tem nem que ser privatizadas, tem que ser extintas. Se eu não me engano, são 148 estatais no Brasil, que servem apenas de cabide de emprego. Então isso tem que ser mudado. Afinal de contas, o Estado tem que interferir o mínimo possível na economia.”

Os militares criaram 47 estatais no Brasil; e o PT, 43, quando já havia cerca de 100. O capitão da reserva distingue os dois casos, mas, reconhecendo que evoluiu em alguns pontos, adota hoje um discurso bem mais liberal que o de doze anos atrás, embora ainda com ressalvas sobre setores “estratégicos”, como o de energia, e até no caso da Petrobras, que, segundo ele, precisaria ser recuperada primeiro.

As posições de Doria e Bolsonaro já representam um avanço em relação à da esquerda, mas, se quiserem realmente se contrapor ao estatismo esquerdista e disputar os votos de centro-direita, precisam entender melhor o tema para explicar com coerência e exemplos práticos, inclusive em eventuais debates de TV, até onde foi e pretende ir o liberalismo econômico de cada um.

felipemb@oantagonista.com
 
   

  

A PGR só atrapalha


Romero Jucá deu entrevista ao Estadão e disse que a segunda denúncia da PGR contra Michel Temer, "sem pé nem cabeça", vai atrapalhar a tramitação da reforma da Previdência...[ leia mais]


Gleisi: "Lula sairá vencedor se concorrer"


No evento do PT de hoje, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, disse que Lula será candidato em 2018, mesmo que sua condenação seja confirmada pelo TRF-4...[ leia mais]

 

10x1 contra Temer


Cármen Lúcia também vota pelo encaminhamento da denúncia contra Michel Temer para a Câmara...[ leia mais]


ANÚNCIO
O melhor plano de investimento para quem tem mais de R$ 50 mil
Para ter bons retornos, é fundamental seguir uma estratégia que seja compatível com seu patrimônio. Por isso, desenvolvemos o plano ideal para você que tem mais de 50 mil reais disponíveis para investir...[ leia mais]
  

SUBPROCURADORA NÃO DEFENDEU SUSPEIÇÃO DE MORO


O Antagonista obteve hoje o parecer da subprocuradora-geral Áurea Pierre e descobriu que ela não entra no mérito da suspeição de Sérgio Moro, apenas se mostrou favorável à admissibilidade do recurso...[ leia mais]


Lula a policiais federais: "São verdadeiros analfabetos políticos"


No evento do PT de hoje, Lula chamou de "excrescência da excrescência da excrescência" a denúncia contra ele na Operação Zelotes, aceita pela Justiça nesta semana.
A 'alma mais honesta do mundo' atacou os delegados da Polícia Federal... [ leia mais]


'A alma mais honesta deste país' ataca de novo


No discurso para a claque na Fundação Perseu Abramo, Lula disse que os investigadores da Lava Jato "mexeram com quem não deveriam mexer"... [ leia mais]


ANÚNCIO

Nesta série original da Inversa, exclusiva, você vai desvendar formas de ganhar dinheiro no mercado de capitais ao ter acesso aos maiores segredos de Ivan Sant’Anna, considerado por muitos o maior trader do Brasil...
  

Não há hipótese de intervenção militar, diz procuradoria


Nota da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, ligada ao Ministério Público Federal, negou a hipótese de intervenção militar no país...


Lula quer gente mais esperta no PT


Em evento na Fundação Perseu Abramo, Lula disse que seu partido precisa de novas lideranças e ideias...[ leia mais]


Moro dá a Lula 15 dias para provar que valor bloqueado é de Marisa


Sérgio Moro deu à defesa de Lula 15 dias para provar que metade dos R$ 606 mil de contas bancárias ligadas ao petista tem como origem a parte de Marisa Letícia no patrimônio do casal...[ leia mais]


ANÚNCIO

A partir dos 40, todos os homens naturalmente apresentam queda na testosterona. O que poucos sabem é que existe uma fruta capaz de interromper e reverter esse processo...[ leia mais]
  

TSE libera Bolsonaro


O Jota informa que o ministro do TSE Napoleão Nunes Maia "votou nesta quinta-feira pela rejeição de uma representação do Ministério Público Eleitoral que acusa de propaganda eleitoral antecipada o deputado Jair Bolsonaro"...[ leia mais]


Os candidatos comunistas


A coluna de Lauro Jardim noticia que "estão mais amarradas as conversas no PCdoB em torno da candidatura própria".
Alguns nomes no páreo...[ leia mais]


Jungmann vai ao Senado explicar declaração do general Mourão


A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um convite ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, para prestar esclarecimentos sobre as declarações do general Antônio Hamilton Mourão...[ leia mais]

Nenhum comentário:

Postar um comentário