segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Moro saiu com a imagem ilesa na Lava Jato por ter sido discreto e não apoiado o acordo de impunidade da JBS por mrk

 https://ceticismopolitico.com

Moro saiu com a imagem ilesa na Lava Jato por ter sido discreto e não apoiado o acordo de impunidade da JBS

por mrk
Um dos segredos bem guardados de alguns formadores de opinião que tratam da política nacional é o receio que muitos tiveram – entre maio e setembro – de que Sergio Moro fosse cooptado pela tropa de Janot para emitir narrativas em favor do acordo de total impunidade da JBS.
A análise de contexto dava a entender que Janot passou a contar com os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando de Lima – que então nutriam razoável reputação, que foi danificada nos últimos meses, especialmente em relação ao último – para emitir narrativas dizendo que “o acordo foi correto” ou ao menos justificável.
Carlos Fernando foi além, e ao ser questionado sobre se o benefício foi excessivo, disse, em 28/07: “Eu faria o acordo? Faria, se eu estivesse na mesa [negociando]. O material é mais do que suficiente. O problema é o quanto você quer o acordo e em quanto tempo. É mais ou menos como o relacionamento amoroso. Você deseja muito uma pessoa e a pessoa percebe. Ela passa a exigir, dizer: eu quero só casamento”.
Isso pegou mal, muito mal.
Durante esse período, se pensou na publicação de manifestos para que Moro não desse o mesmo apoio, pois quando a bomba viesse a estourar lá na frente (como aconteceu em setembro), o juiz iria junto, dado que todos veriam que o acordo de impunidade todo foi vergonhoso. A imagem de quem o apoiou seria danificada.
Mas havia um risco: se o aviso fosse dado publicamente, a equipe de Janot poderia armar uma tática para pressionar Moro a dar a declaração. Por isso, nada teria sido publicado.
A partir de então contamos com a tradicional discrição de Moro, o que funcionou. Moro não deu nenhuma declaração em favor do acordo de total impunidade de Joesley e Wesley e quando o ventilador espalhou excrementos por todos os lados na primeira semana de setembro – com a liberação das gravações entre Joesley e Saud, levando ao cancelamento do acordo -, a imagem de Moro ficou ilesa.
Com a imagem de Moro intacta, a Lava Jato segue forte.
mrk | 18 de setembro de 2017 às 19:31 | Tags: acordo de total impunidadeextrema esquerdaJBSsérgio morosocialismo | Categorias: Artigos | URL: http://wp.me/pUgsw-n9c
Comente   Ver todos os comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário